sobre o livro.

Pandemônio é uma publicação e um espaço de experimentação surgido a partir do contexto pandêmico que assolou o mundo. Milhões de pessoas precisaram adaptar suas vidas durante a quarentena para enfrentarem o que passou a ser chamado de “novo normal”. 


De um mês para outro, vimos crianças fazendo aulas de educação física em casa, pessoas desempregadas, uma profusão de encontros, aulas e trabalhos virtuais. A tela passou a ter um protagonismo ainda maior no cotidiano das pessoas e nas formas de comunicação, de interpretação, de relações profissionais e pessoais. Ocultamos nossas bocas, narizes e expressões faciais sob máscaras de proteção. 

A casa se tornou, contraditoriamente, um espaço de proteção rodeado de limites, medos e angústias. Se, por um lado, esse espaço nos permite focar mais para “dentro”, inclusive de nós mesmos, por outro, nos desloca do mundo, criando uma realidade paralela. Devido ao risco de contaminação, o deslocamento e a convivência em locais públicos é limitada e exige, também, adaptação e atenção constantes. O outro se tornou um perigo iminente. 

Dessa forma, as instruções, as fotografias e os desenhos que compõem esta publicação foram criadas através de relações empíricas, estão atentas aos processos de adaptações e mudanças, lançam pontos de vista questionadores, mas também irônicos e divertidos e, por fim, foram desenvolvidas para que você possa realizar em sua casa, durante suas reuniões e encontros on-line ou em espaços (de uso) público!

Baixe aqui o pdf completo

sobre a autora.

Ruchita
Artista multimídia, dedicada a projetos envolvendo fotografia, instalações, vídeos e performances. Graduou-se em comunicação audiovisual no International Fine Arts College de Miami. Realizou 3 exposições individuais em Santa Catarina entre 2017 e 2019 e também nesse período participou de 11 festivais internacionais e 3 coletivas. Mais informações em https://www.ruchita.art/