top of page

sobre o livro.

CONTOS E CONTRAPONTOS 

As vozes que se costuram nestas páginas apresentam gerações diferentes de mulheres. Elas ganham corpo a partir de histórias que se entrelaçam em outras e que não se assemelham na mesma medida em que se encontram. Uma matemática não linear e coletiva une estes contos, textos e pontos num emaranhado que ora nos pega pelo estômago ora nos põe na lona, mas que, invariavelmente, fazem com que nos sintamos atravessadas – não apenas por nossas histórias pessoais diretas, mas também, senão principalmente, pelas lembranças que nem sabíamos que tínhamos de nossas ancestrais. 
Insucessos, desprazeres, complacência, autocomiseração, crueldade, frustração, aborrecimento, vida chata e clichês de um feminino feito a fórceps aparecem aos berros nestas linhas e pontos – mesmo quando aparentemente construídas para parecerem caladas, e isso é uma das suas mais preciosas contribuições.
Contos e contrapontos é um livro sobre o cuidado, a amizade e a cumplicidade entre duas mulheres, Andréa e Silvia, e o respeito às histórias de vida que as precederam e geraram. Principalmente, é um convite a nos olharmos em nossas mulheres com a maior das admirações e respeito, a nos reconhecermos irregulares, desviantes, agudas e vivas em todas elas e em todas nós. É um chamado a errarmos cada vez mais bonito. Afinal, ser mulher nunca foi sobre beleza ou certezas. Ser mulher não é linear.




Valor: 35,00
A venda do livro Contos e Contrapontos é realizada diretamente pela autora através do formulário abaixo. Assim que for preenchido, você receberá todas as instruções por e-mail para finalizar sua compra.
Contate-nos

Obrigado pelo envio! Logo entraremos em contato para finalizar sua compra!

sobre as autoras.

75534262_10156348181632035_2919342889462
Andréa V Zanella
Andréa Vieira Zanella é professora titular aposentada e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Escritora e artista visual, publicou os livros Poemias (CAIS, 2020); ArteUrbe: jovens, oficinas estéticas e cidade (Appris, 2020); Entre Galerias e Museus: diálogos metodológicos no encontro da arte com a ciência e a vida (Pedro & João, 2017); Perguntar, Registrar, Escrever: inquietações metodológicas (Sulina/Ed. da UFRGS, 2013); entre outros. Organizou várias coletâneas, sendo a mais recente Arte e Cidade, Memória e Experiência (EdUFPI, 2020).
11220816_103122036693289_251308170604779
Silvia Zanatta Da Ros
Silvia Zanatta Da Ros é professora aposentada pelo CED/ UFSC. Artista visual trabalhando, em especial, com a técnica de bordado. Participa, desde 2000, de exposições coletivas sobre bordados no Brasil. Participou, com bordados, da exposição coletiva do Círculo Artístico de Bologna – Iterarte, na Itália, em 2010. Organizou, com outras bordadeiras, algumas exposições, entre elas: Panos e Poema e Memórias na Parede. É coautora dos livros com imagens bordadas Mulheres de outrora, bordados de agora, Netos e avós, memórias de brincadeiras. Coordena a Residência Artística Feituras, em seu atelier, em Florianópolis.
bottom of page